PERÍODO ART NOUVEAU (1895-1920) – HISTÓRICO
 
O início do Art Nouveau – Europa:
 
     > Foi adotado em vários países em 1900 na virada do século tendo vários nomes diferentes. Por exemplo: Liberty na Itália, Jugendstil na Alemanha. Ainda em 1900 teve-se a inauguração da Torre Eiffel devido a Exposição Universal, onde o estilo foi acontecimento no mundo.

     > A projeção desse estilo nos objetos trouxe a fabricação de jóias, móveis, abajures e lustres, como os Lustres Lalique trabalhado com vidro com formas florais e as jóias da marca Tiffany fundada nos Estados Unidos após estudos do estilo em Paris, conhecida mundialmente até hoje.    

     > Antonio Gaudí é um dos maiores arquitetos reconhecidos por adotar este estilo, suas obras são reconhecidas como marcos do período. Casa Battló, Casa Milà, Igreja da Sagrada Família são alguns exemplos que Gaudí nos deixou.    

     > Obras como as do arquiteto catalão Antoni Gaudi, por exemplo, apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas, mosaicos e mistura de materiais. Gaudi decorava suas construções com cacos de vidro e ladrilhos.     

(imagem 3 – “La Pedrera” Casa Milá). Fonte: http://danmihalache.wordpress.com/great-architects/gaudi-antonio/

 

> Os lustres eram grandes de bronze, alguns decorados com tulipas e cristais Baccarat, assinados por Gallé e Lalique. Abajures e lustres da Tiffany, feitos em vidro coloridos, tipo vitrô.       

 

Mobiliário projetado por Gaudí. Fonte: Rafaela Sander.

Curiosidades e Principais Obras – Brasil:    

> No Brasil foi ao inicio do século XX, vindo da França. Exemplos de obras arquitetônicas no Brasil são: Confeitaria Colombo, Casa Franklim no Rio de Janeiro, Vila Penteado em São Paulo.        

Casa Franklin - SP. Fonte:httpspe.fotolog.comphoto62330esanchez1235816268468_f.jpg

Art Nouveau Santa Maria- RS. Fonte: httpwww.vitruvius.com.brminhacidademc063mc063_3.

> O Art Nouveau compõe o arquitetônico juntamente com os objetos. Por exemplo, uma parede é feita e preparada para a colocação de objetos, como o espelho.    

> Estilo de forte caráter estético, especialmente na arquitetura e design, influenciando também as artes plásticas.    

> Tem relação com a Segunda Revolução Industrial, com a exploração de novos materiais como ferro e vidro, bastante utilizados neste período em edifícios, como elementos decorativos.   

>  O estilo Art Nouveau também influenciou no mobiliário, dando soluções irregulares e curvas, dando formas ao mesmo, eram feitos em madeiras preciosas e decorados com bronze.   
 
> Estilo caracterizado pelo uso de formas orgânicas, referênciando a natureza, e valorização de trabalhos artesanais.

> Esse é o período dos vitrais, vasos, luminárias, jóias e móveis excêntricos e requintados.   

 

(imagem 10 – Cristaleira Eliseu Visconti)
        Fonte:http://blogdaretro.tempsite.ws/blog/wp-content/uploads/2009/10/Movel-estilo-art-nouveau-feito-por-Eugene-Gaillard.JPG

  Art Nouveau no Brasil    

    

      No período do Art Nouveau, mais do que obras arquitetônicas presente em edifícios, pode-se perceber a riqueza do período em móveis e objetos decorativos criados por diversos arquitetos e designers. Utilizava-se da elegância e sofisticação das formas curvas, que provém da arquitetura orgânica, juntamente com materiais caros, garantindo projetos de arquitetura rica e lançando no mercado de decoração elementos decorativos, vistos como peças de arte.  

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: