PERÍODO ECLÉTICO (Segunda metade do séc. XIX)

Ecletismo significa a atitude de formar um todo a partir da justaposição de elementos escolhidos entre diferentes sistemas. 

     > Com o declínio do neoclassicismo, o Ecletismo se instaura no Brasil. Período este que engloba num mesmo edifício, características dos diversos estilos anteriores. 

     > Com a decadência do trabalho escravo e o início da imigração européia, desenvolveu-se o trabalho remunerado e aperfeiçoaram-se as técnicas construtivas.  

     > O Brasil, um acúmulo de camadas históricas, uma sociedade formada por portugueses, africanos, alemães, sírios, italianos, japoneses… o ecletismo, vem para a resposta e faz analogia com o grupo formados das diferentes culturas que compõe o território brasileiro .
 
     > A arquitetura eclética apresenta grande diversidade de possibilidades projetuais (materiais e técnicas).  Assim como comporta as mais diversas interpretações do vocabulário formal dos estilos anteriores. Este estilo é a busca de uma nova linguagem formal.

     > Caracterizada por: simetria, proporção, arquitetura que fala, ornamentação, composição. As cidades e as residências são dotadas de serviços de água e esgoto, valendo-se de equipamentos importados. Surgem nessa época as casas urbanas com novos esquemas de implantação. Afastados dos vizinhos e com jardim lateral, estes último existindo apenas nas residências maiores, elemento este que introduziu o paisagismo na arquitetura residencial, consegui-se dessa maneira, o arejamento e a iluminação natural, até então desconhecida nas construções brasileiras. Um elemento importante a ser tratado nos projetos deste período é a fachada dos edifícios, bem como a composição dos espaços internos que são compostos rigorosamente, para proporcionar hierarquia de espaços, funcionalidade, conforto e luxo.

 

Conjunto Eclético Praça Coronel Pedro Osório na cidade de Pelotas - RS. Fonte:httpimg362.imageshack.usi2635644730084461299pwrktsph8xy.jpg

 Curiosidades
 
    >Ecletismo é a mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica.

    >Período que une elementos de diferentes períodos arquitetônicos. Os edifícios continham peças de vários estilos.  

    >Influenciou não apenas a arquitetura, mas também a cultura e filosofia.  

    >Um dos marcos da arquitetura eclética, é o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, construído em um curto período de tempo, para que os grupos teatrais utilizassem.   

     >O ecletismo se desenvolveu ao mesmo tempo e em constante relação com a chamada arquitetura historicista, que busca reviver a arquitetura antiga. 

     >A arquitetura eclética se apropriou dos novos avanços da engenharia, possibilitando construções com estruturas de ferro forjado.   

Estação da Luz em São Paulo. Fonte: http://ruasdeoutono.wordpress.com/2009/01/25/ > A Escola de Belas Artes de Paris, foi a uma das maiores influências desse período, por ser imponente e bem ornamentada, que une periodos como o renascimento, o barroco e o neoclassico. > Esse estilo arquitetônico caracteriza-se também pela busca da simetria, grandiosidade, riqueza decorativa e hierarquização de espaços internos em seus edifícios. Tribunal Regional Eleitoral - RJ. Fonte:httpwww.tse.gov.brsadAdmAgehttp

Academia Brasileira de Letras - RJ. Fonte:httpwww.clickeducacao.com.brKlick_PortalEnciclopediaimagesAc8765.jpg

Biblioteca Nacional - RJ. Fonte:httpfarm1.static.flickr.com33241653_0c88c259fa.jpg

Vemos na arquitetura eclética, a mistura dos estilos arquitetônicos que já marcaram a história da arquitetura. Além de retomar o grego eromano pelo neoclássico, queriam trazer com o ecletismo o gótico e o romantismo, mas não ser apenas copiados, mas sim misturados e combinados nas edificações com satisfação na época. Como delimita o francês César Denis Daly (1811 – 1893):  “o uso livre do passado”.  

 
 

 

Deixe um comentário