PERÍODO NEOCLÁSSICO (1830– final do séc. XIX) – HISTÓRICO  
 
> É nesse período que ocorre a instauração da Lei Áurea, abolindo então a escravatura, o que faz com que a economia passe a girar em torno dos imigrantes e da produção do café.   Também durante este período, por volta de 1816, a Missão Francesa chega ao Brasil, com a Fundação da academia Imperial de Belas-Artes.> É neste período que as relações sociais começam a ocorrer dentro de casa, com o surgimento do ambiente sala e ante-sala.   
 

> É neste período que as relações sociais começam a ocorrer dentro de casa, com o surgimento do ambiente sala e ante-sala.   

> Com a vinda da corte para o Brasil, os tecidos passam a ser mais refinados, a arquitetura começa a ser mais rebuscada e por conseqüência surgem as calhas como elemento arquitetônico, pois a chuva que antes caia na rua começa a atrapalhar a passagem das pessoas mais requintadas. Inicio de casas de porão alto, estes com óculos ou seteiras (buracos embaixo das casas).   

Academia Imperial de Belas Artes, RJ Fonte:http://files.wordpress.com200808image004.jpg

  > Ainda neste estilo as edificações avançam sobre os limites laterais e sobre o alinhamento das ruas, no mesmo estilo das casas coloniais; e para vencer o desnível, passa a ser utilizada uma escada em seguida da porta de entrada. 

 > As fachadas dos edifícios principais adquiriram características mais refinadas a partir da utilização de escadarias, colunas e frontões de pedra.      

Prédio em Curitiba - Praça Garibaldi. Fonte: http://www.casaecia.arq.br/neoclassico.htm

    

Palácio Itamaraty - A obra é de José Maria Jacinto Rebelo, discípulo de Grandjean de Montigny. Construído em estilo neoclássico, com um jardim interno onde há uma ala de palmeiras imperiais. Fonte: cariocavouyer.multiply.com/photos/album/60/60

Palácio Imperial, atual Museu Imperial Petropolis. A residência preferida de D. Pedro II, mandado construir em 1845 pelo Imperador e dado por concluído em 1864. A construção em estilo neoclássico possui um corpo central de dois pavimentos e um terraço sobre o pórtico e duas alas dotadas cada qual de 12 janelas. Na fachada central, figuram as armas do Império.

Palácio Imperial, atual Museu Imperial Petropolis. A residência preferida de D. Pedro II, mandado construir em 1845 pelo Imperador e dado por concluído em 1864. A construção em estilo neoclássico possui um corpo central de dois pavimentos e um terraço sobre o pórtico e duas alas dotadas cada qual de 12 janelas. Na fachada central, figuram as armas do Império. Fonte: http://www.e-petropolis.com.br/.../museu.php

Museu Imperial - Vista Lateral > As fachadas se caracterizam pelo uso de azulejos na cor amarela e azul, e em algumas regiões o uso da cor vermelha também. Centro Antigo - Belém, Pará. Fonte:Ana Laura

> Outros elementos característicos do período são: Padieira decorada, Frontão, Bandeira, Simetria, Platibanda, Guarda-Corpo, Correção da topografia, paredes mais grossas.  Utilização de vasos, pináculos, compoteiras e figuras de louça do Porto, ânforas, estátuas ou fruteiras, marcando as fachadas, sobre as platibandas, a prumada das pilastras.  Presença tímida do uso da cor (falta de possibilidades). Começa também o design de interiores das casas, mas os desenhos das plantas continuam simples. 

Palácio dos Governadores - Belém, Pará.    Fonte:MONTEZUMA,2002,p.42

Palácio dos Governadores-Belém,Pará. Fonte:MONTEZUMA, 2002, p.42

 > Um elemento do período Colonial, os Muxarabis, no neoclássico, foi proibido.   

>  No Urbanismo surgem os passeios, jardim em frente as obras públicas, áreas verdes, multiplicavam-se ruas. 

  

 

Academia Imperial de Belas Artes, RJ. Fonte:http://ouiouioui.files.wordpress.com200808image004.jpg

 

 VIDEO SOBRE A ARQUITETURA NEOCLÁSSICA EM SÃO PAULO    

 

            Neste período vemos as edificações se transformando com mais requinte. Os elementos usados nas casas são de característica a embelezar as fachadas, a simplicidade das cores suaves e jardins vão surgindo. Com a vinda da corte ao Brasil, mostram nas fachadas um ar de requinte simples e no interior de edificações, espaços luxuosos remetendo à construções passadas, como a grega e a romana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: